Processo de criação

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Pesquisa

A pesquisa do projeto Baiano pra Mamulengo é fruto do contato direto com os brincantes populares. Vivenciamos os diálogos existentes entre os brinquedos da Zona da Mata Pernambucana, procurando pontos de encontro em comum entre as diversas manifestações populares. Colhemos material visual, nos entregamos ao trabalho artesanal, aprendemos através da oralidade e atuamos nas brincadeiras ao lado dos mestres. Estudamos a organicidade das fusões de linguagens entre os brinquedos, como essas fusões se renovam na contemporaneidade e como ampliam nosso horizonte criador, quando bebemos dessa liberdade popular.


Direcionamentos do mestre Zé de Vina

Através da atuação do Mestre Zé de Vina (Lagoa de Itaenga - PE), mamulengueiro da Zona da Mata Pernambucana mais antigo e em atividade, identificamos diálogos claros do seu brinquedo com o Cavalo Marinho de Bumbo e com o Maracatu Rural de sua região. Esses diálogos abrem caminhos para nossa pesquisa e criação focadas na interação entre os diversos brinquedos. Na procura por uma estética, uma musicalidade e um dinamismo peculiar, Zé de Vina é nossa maior inspiração, sendo reconhecido o seu saber, e convidado a dirigir nossa montagem através da memória sobre a antiga composição e evoluções do seu brinquedo.


Oficina pra Terreiro de Bumbo

Primeira oficina do projeto, realizada entre abril e maio de 2012, no Teatro da Praça de Taguatinga. Os encontros foram ministrados pelo Mestre Aguinaldo Silva (Filho de Bio Alexandre, do Cavalo Marinho Estrela de Ouro – PE), pelo músico Rodrigo Félix e pelo músico e pesquisador Frank Sósthenes (ambos do Grupo Sagaranna, de Recife – PE). A oficina ofereceu aos participantes uma imersão no universo das figuras, danças e ritmos dos brinquedos da Zona da Mata Norte de Pernambuco.



O grupo

A consolidação do grupo "São Mateus da Terreirada Divina", como um corpo maior, se formou a partir da Oficina pra Terreiro de Bumbo. Fundamentado em vivências, material de pesquisa e por meio de ensaios semanais, o grupo afirma seu caminho e crença nas tradições populares, pretendendo permanecer em contato com essas manifestações. Partindo da investigação física, rítmica e estética dessas matrizes, o objetivo é absorver dos princípios da tradição popular os fundamentos para o seu processo criativo.



Ensaios

São realizados três vezes por semana. O grupo se reúne para trabalhar em conjunto o preparo físico e rítmico (danças), a percussividade e os jogos populares para formação de brincantes capazes de atuar no teatro e na rua. Basicamente, os ensaios buscam adubar um terreno fértil com os elementos dos brinquedos, para que esse germine um espaço onde as fusões de linguagens identificadas nos brinquedos populares possam ser trabalhadas.


Montagem do espetáculo: Em processo.


Apresentações: Programadas para agosto.
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